O ITEMM, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Educação, Moura e com a CELPE, premiou em 19 de Outubro de 2016, os melhores trabalhos do Concurso Energia para Viver Melhor. Participaram alunos da rede estadual que abordaram a importância da energia para a sociedade e novas formas de geração e acumulação elétrica. O evento aconteceu no Espaço Ciência, em Olinda.
Premiou-se três estudantes na categoria redação, destinada ao ensino fundamental e cinco equipes na categoria Projetos de Desenvolvimento Técnico, destinada aos alunos de ensino médio, dessas, uma foi premiada pelo júri popular com 1.155 votos. Entre as premiações estão viagens, smartphones, tablets e livros.
Em primeiro lugar com a redação “Eficiência Energética”, o estudante Jorge Nathanael da Silva sente-se emocionado com a conquista. “Pensando no desperdício da energia, minha redação incentiva o governo a usar os recursos naturais para obter energia. Estou muito feliz em ter sido escolhido com a melhor redação. É o reconhecimento do meu estudo e esforço, quero muito seguir a adiante e quem sabe criar projetos para ajudar a sociedade”, declara estudante.
A equipe que ganhou primeiro lugar na categoria Projetos de Desenvolvimento Técnico criou o “Ventcell”, que visa captar energia através do vento que sai do ventilador para gerar energia eólica e assim carregar os celulares. “Pensamos no projeto para a feira de ciências da nossa escola, e ganhamos em segundo lugar. Acreditamos no nosso projeto e estamos felizes por conquistar esse lugar. Vamos aprimorar ainda mais para que, mais na frente, ele possa contribuir com a economia de energia em muitas residências”, pontua Maria Eduarda Gomes, estudante da EREM Frei Orlando, localizada em Itambé.
“A energia hoje é fundamental para vida cotidiana da sociedade moderna e o futuro dela. Logo, provocar nos jovens uma reflexão sobre as suas diversas formas de geração, distribuição e acumulação é fundamental, pois é missão de todos pensar em alternativas sustentáveis e criativas para assegurar um futuro com energia limpa, acessível e de qualidade”, comenta o Gerente Executivo do ITEMM, Adalberto Moreira.
PREMIADOS – REDAÇÃO
PREMIADOS – PROJETO